MENU

Turquia

A Turquia (Türkiye Cumhuriyeti) é uma república parlamentar da Ásia Ocidental, que tem também um lado europeu (a parte oriental da Trácia). Entre as cidades, além da capital Ancara, destacam-se Istambul (a maior cidade do país), Esmirna (ou Izmir), Bursa, Manisa, Antalya, Adana, Alexandretta, Antioquia, Konya, Erzurum.

A Turquia é limitada a nordeste pela Geórgia e Armênia, a leste pelo Irã, ao sul pelo Iraque e pela Síria, a noroeste pela Grécia e pela Bulgária. O país é composto em grande parte por um vasto planalto, atravessado por inúmeras cadeias de montanhas, que terminam ao norte com as Montanhas de Pontus. Estas nos pontos mais orientais chegam a atingir mais de 3.000 metros de altura, como o Pico Kaçkar, com seus 3.937 metros. Já ao sul, termina com a cadeia de Montanhas do Taurus, a mais impressionante e enorme, que atinge uma altura de até 3.585 metros de Bolkar Daglari e 3.734 metros de Ala Daglari.

Ao leste existem alguns complexos de montanhas formando uma região muito montanhosa, tendo o pico mais alto uma média de 1.800 metros. Nessa área existem grandes vulcões, o mais impressionante é o Suphan Da (4.434 m), na costa norte do Lago Van, o maior lago turco (3.738 km²), e o famoso Monte Ararat, localizado acima do vale de Aras, na fronteira entre a Armênia e o Irã. Devido à escassez de chuvas, o desenvolvimento das bacias hidrográficas na Turquia é bastante pobre. O país não tem rios de grande importância.

Apesar disso, os principais rios são: o Kizilirmak, o Yesilirmak e o Sakarya (que correm para o Mar Negro); o Gediz e o Buyuk Menderes, que correm para o Mar Egeu; o Eufrates e o Tigre, que correm para o Golfo Pérsico. A região de Anatólia é rica em lagos, principalmente os lagos salgados. Os maiores são o Lago Van, o Tuz e o Beysehir.