MENU

10 hábitos italianos que você não conhecia

Se você vai viajar para a Itália ou morar em uma das belas paisagens do país, confira estas 10 dicas imperdíveis de costumes italianos que vão te deixar um tanto confuso em uma primeira impressão.

1 – Na Itália os pratos devem ser saboreados como são servidos. Nada de pedir aquele ketchup ou maionese para colocar, por exemplo, na pizza.

2 – Sabe aquela cena do filme em que o ator limpa o molho do prato com um pedaço de pão? Na Itália esse ato se chama la scarpetta e é muito comum até mesmo nos restaurantes.

Cidade de Veneza, Itália

Veneza

3 – Outra gafe que muitos estrangeiros cometem não só na Itália, mas na frente de qualquer italiano, é cortar a massa (macarrão). Nunca, jamais e em hipótese alguma, corte a massa na frente de um italiano. Massa e faca não são amigas.

4 – Comer pizza com as mãos é outra tradição na Itália.

5 – Na Itália não existe o famoso PF (prato feito) ou o buffet, pois cada prato é servido conforme a sequência. Primeiro o antepasto, depois o primi piatto, que geralmente é uma massa, e por último o secondo piatto, que é a carne, ave ou peixe acompanhado de contorni, os legumes e vegetais.

Comuna na região da Campania, Itália

Ravello

6 – Outra coisa diferente dos restaurantes brasileiros para os italianos é que na Itália não existe nada de refrigerante ou sucos. O acompanhamento dos pratos é sempre vinho, e se for você não for adulto ou não gosta de vinho, é água. Somente vinho e água. É muito difícil você encontrar restaurantes e bares que tenham outras opções.

7 – Se você for ao verdureiro ou a alguma feirinha local, nada de utilizar aquele velho jeitinho brasileiro de olhar com as mãos. Na Itália os feirantes não gostam que as pessoas apalpem as frutas e verduras. Lá você deve apontar e pedir para o dono pegar as frutas.

8 – Na Itália os banheiros públicos são geralmente únicos, ou seja, servem tanto para homens como para mulheres, incluindo pessoas com deficiência.

Comuna na região de Bari, Itália

Bari

9 – Quando os pratos são acompanhados de pão, este deve ser cortado com as mãos, rasgado, e não cortado com o auxílio de facas.

10 – Os italianos adoram falar palavras em inglês no meio de suas conversas. Um exemplo é o famoso “final de semana”, que em italiano é fine settimana, mas os italianos costumam falar “weekend“.

Esperamos que estas dicas te ajudem a não fazer feio na frente dos italianos.

Arrivederci, a presto!

FONTE: Coisa de Italiano.