MENU

17 motivos que vão te levar a Nova Orleans

Nova Orleans é uma parada obrigatória para quem pensa em ir aos Estados Unidos, mas com uma escapadela das grandes cidades – especialmente se for apaixonado por boa música. Além de ser o berço mundial do jazz, a simpática cidade tem uma linda herança arquitetônica da França, além de ser culturalmente influenciada pelos povos espanhol, caribenho e africano – traços que podem ser sentidos principalmente na música e na gastronomia. Nova Orleans ainda sobreviveu fortemente ao Katrina, um dos furacões mais ferozes da América.

Confira abaixo 17 razões pelas quais vale a pena conhecer a Terra do Jazz:

1) Mardi Gras, uma das festas mais tradicionais do mundo

A “terça-feira gorda” deles acontece no mesmo dia do nosso Carnaval. O povo vai às ruas com fantasias e instrumentos musicais de sopro fazendo uma grande festa. Lembra um pouco os blocos de Carnaval a que estamos acostumados, misturados com as festas de Carnaval de Salvador mas sem trio elétrico. É pura alegria!

2) Bourbon Street: uma rua pra lá de charmosa

Principal rua quando o assunto é a “vibe” de Nova Orleans, a Bourbon Street reserva ao visitante os melhores bares com o bom e velho jazz de raiz. Nela também estão muitos restaurantes e um grande número de hotéis

3) Conheça o bairro French Quarter de dia…

O centro histórico da cidade é charmosíssimo, com arquiteturas que remontam às colonizações francesa e espanhola na cidade, que podem ser observadas em pequenos casarios de dois andares com sacadas de metal forjado.

4) … e também à noite

O French Quartier é o bairro onde fica a famosa Bourbon Street, mas diversas outras ruas ao longo do bairro inteiro também oferecem bares com o mais tradicional jazz. Suas ruas são perfeitas para para sair, ouvir boa música, dançar e tomar uns drinks.

5) A natureza não deixa a desejar

Por essa você não esperava: Nova Orleans tem uma natureza exuberante com pântanos, lagunas e lagos. É nela que fica o Parque Nacional Jean Lafitte, repleto de jacarés. Se você quiser conhecer esse lado de Nova Orleans, tire um dia inteiro para isso. (É interessante saber: no inverno os jacarés costumam hibernar.)

6) Gastronomia costeira e deliciosa

Nova Orleans fica ao sul de Louisiana, entre duas lagoas e perto do Golfo do México. Essa proximidade com o mar, associada às influências espanhola, francesa e caribenha, faz com que a gastronomia de Nova Orleans seja baseada em frutos do mar como camarão, ostras e lagostim.

7) Um parque gigante e encantador no meio da cidade

O City Park de Nova Orleans tem nada menos que 1.300 acres, sendo o 87º maior de todos os Estados Unidos e o 20º mais visitado. Este é outro passeio que merece um dia inteiro de dedicação. Quando estiver nele, não perca a Ride Around Inside Carousel Gardens Amusement Park.

8) Uma cidade para viver a História

Em qualquer passeio por Nova Orleans, é impossível não sentir a história que a cidade carrega. Afinal, ela é fruto de uma rica miscigenação de povos durante a sua colonização: africanos, franceses e outros europeus se misturaram e deixaram suas marcas na arquitetura e na cultura da cidade, sendo também os responsáveis por levar também toda a alegria que é hoje uma das marcas de Nova Orleans.

9) Passeio de barco a vapor no rio Mississippi

O Rio Mississippi, o segundo mais longo dos Estados Unidos, corta a cidade de Nova Orleans e conta com lindos passeios de barco a vapor tanto à noite como de dia. Neles são oferecidas refeições e música ao vivo. Irresistível!

10) Streetcars, os famosos bondinhos, percorrem vários bairros

Se você ficar hospedado no centro de Nova Orleans, a maioria dos pontos de interesse estará por perto. Mas, se quiser ir um pouco mais longe na cidade, invista num passeio de bondinho ou passeie nele só por passear mesmo. Custa apenas US$ 1,25 e é uma experiência memorável.

11) Histórias de fantasmas permeiam a cidade

Diversas histórias de locais mal-assombrados são contadas em Nova Orleans. Elas são tão famosas que uma virou até assunto na série norte-americana American Horror Story. Para quem se interessar, existe um tour específico que passa por todos os lugares “malditos” da cidade.

12) Verão intenso e inverno ameno

As temperaturas em Nova Orleans podem chegar a 40º no verão, com umidade, e faz relativamente calor o ano todo. Não se recomenda viajar para lá durante o verão do Hemisfério Norte, de maio a setembro. Mas de setembro a maio está garantido que você não passará frio – um casaquinho para sair na rua é o suficiente.

13) Programação cultural vibrando o ano inteiro

Um dos aspectos mais interessantes de Nova Orleans é a sua oferta cultural, que não acaba nunca. Alguns exemplos de eventos que acontecem todos os anos são: o já citado Mardi Grass (fevereiro ou março); o Festival Literário Tennessee Williams (março ou abril); o Festival de Jazz e Cultura de New Orleans (início da primavera); o Festival do French Quarter (abril); a Experiência de Vinho e Cozinha (maio); o festival Tales of the Cocktail (junho); o Satchmo Summerfest, uma homenagem a Louis Armstrong (agosto); e o Festival de Blues e Churrasco de Crescent City (outubro).

14) Gosta de comida e artesanato? Conheça o French Market

Você pode dedicar uma tarde inteira a esse passeio sem receios: ele conta com comidas deliciosas, além de ser o palco de festivais, cafés e exposição de arte. Está aberto 7 dias por semana das 10h às 18h.

15) Ainda sobre comida: visite o Food and Beverage Museum

Um museu dedicado à comida e à bebida numa terra em que a gastronomia se destaca pela mistura de culturas que a compõe. Seu acervo é, no mínimo, interessante.

16) Café du Monde, as melhores rosquinhas de Nova Orleans

O café de nome francês fica aberto 24 horas e é um dos lugares mais típicos da cidade. Se você estiver por lá, não deixe de visitar e experimentar os seus elogiados beignets.

17) Na Terra do Jazz também tem outlet

Como todo brasileiro adora compras, esta última dica não poderia faltar. O lugar se chama Riverwalk Shopping Center e, além das lojas a serem garimpadas, ele oferece uma bela vista do Rio Mississippi.

Impossível não se interessar por um passeio em Nova Orleans depois dessas dicas, não é? Fale com a Operadora Ponto Com para montarmos um pacote de viagem sob medida para você!