MENU

18 conselhos que todo viajante deveria receber

Viajar é sempre uma grande experiência, certo? E o mundo tem tantos lugares a serem explorados que é comum passarmos uma só vez por cada um. Por isso, é importante tirar o máximo de proveito de cada experiência.

Frequentemente dores de cabeça ocorrem em viagens por falta de cuidados bobos que poderiam ter sido facilmente tomados, mas não são por falta de conhecimento. Pensando nisso, aí vão 18 dicas que todo viajante deveria ler antes de fazer as malas:

1) Acorde cedo

Nós sabemos que na rotina do dia a dia você já precisa acordar cedo, mas numa viagem é diferente: você tem um lugar novo para explorar. Imagine quantas horas a mais de boas experiências você pode ter se começar a aproveitar o dia desde cedo?

Se necessário, comece a se preparar para isso desde antes de viajar, indo dormir cedo ainda em casa.

2) Leve uma reserva financeira para emergências

Nunca é bom que aconteçam imprevistos, principalmente quando você se planeja bastante – mas, sejamos honestos, eles sempre podem acontecer. Esteja preparado.

3) Tenha paciência e bom humor

Existem elementos que não dependem de só de você para darem certo. Quando perrengues acontecerem, sorria! Faz parte da experiência. O sufoco de hoje é uma boa história para ser contada amanhã.

4) Vá com calma

Cada destino pode ter muitas atrações e é normal você ficar ansioso e querer ver absolutamente tudo. Mas calma! Planeje-se e cumpra o seu roteiro. É importante ter um tempo para curtir cada atrativo em vez de sair correndo para o próximo.

5) Conheça a população local

Melhor do que apenas diversão, relaxamento e aventura é ter tudo isso e ainda ampliar a sua bagagem cultural. Preste atenção aos hábitos daqueles que moram onde você está visitando, visite feirinhas, observe pessoas nas praças e assistindo a jogos esportivos, aprecie manifestações culturais. Essas experiências vão enriquecer ainda mais a sua viagem.

6) Abra-se para o novo

Esteja com a mente aberta para receber bem todas as diferenças culturais possíveis, sem julgar. O mundo é um lugar incrível justamente por ser tão heterogêneo.

7) Compre um guia de viagens

Com tantos blogs e informações na internet, é comum cairmos no engano de que não precisa comprar um guia de viagens físico. Mas ele pode ser muito útil; afinal, você nunca sabe quando vai ficar sem bateria ou sem internet, e as informações da web não estão todas reunidas num lugar só e nem sempre são precisas. Esses guias são excelentes companheiros e merecem um lugarzinho na sua bagagem.

8) Tire cópias dos seus documentos

Todo cuidado é pouco, mas você nunca sabe quando pode perder a sua bagagem. Ter cópias dos seus principais documentos, como carteira de identidade, passaporte, visto e cartão do seguro médico pode te poupar muita dor de cabeça. O mesmo vale para todas as fotos que você tirar na viagem: faça um backup e guarde-o em segurança!

9) Fones de ouvido e um livro sempre na mochila

Uma fila pode aparecer quando você menos espera – e você terá de passar tempo dentro do ônibus, no avião e no hotel. Nessas horas, que companhia é melhor do que suas músicas preferidas ou um bom livro?

10) Leve um cachecol fino na bolsa

Um acessório muito simples pode te salvar de uma mudança climática inesperada, tanto pro frio quando pro calor.

11) Registre tudo em fotos…

Uma das maiores delícias de viajar é rever as fotos dias, meses e anos depois da viagem. É uma ótima maneira de matar as saudades. Registre o máximo que puder de tudo que você fizer, tanto em fotos quanto por escrito. Você vai agradecer por isso!

12) …mas saiba aproveitar as atrações

Nada mais sem graça do que chegar a um lugar incrível, tirar algumas fotos e sair correndo, sem realmente apreciá-lo. É interessante registrar o que você viu, mas você precisa realmente ver.

13) Prove comidas exóticas

Um dos principais aspectos de cada cultura é a sua gastronomia. Não volte para casa sem ter experimentado alguma iguaria própria do lugar que você visitou, ou sua experiência não terá sido completa!

14) Vá além dos pontos turísticos

City tours são legais, mas para conhecer de verdade um lugar é necessário explorar as regiões frequentadas por moradores. Mas tenha cuidado com a segurança; somente se aventure em bairros menos conhecidos na companhia de alguém local.

15) Pegue leve na mala (literalmente)

Este é um dos conselhos mais dados, com razão: é muito chato ficar levando uma mala pesada para cima e para baixo, principalmente se você tiver mais de um destino e tiver que fazer check-out o tempo todo. E convenhamos: quantas vezes você viajou e deixou de usar várias das peças trazidas?

Outras duas vantagens de viajar mais leve são as menores chances de esquecer alguma coisa no hotel e o menor gasto com despacho de mala no aeroporto.

16) Mantenha-se saudável

Nós sabemos que tudo o que você quer na sua viagem é curtir ao máximo, comer e beber tudo o que tiver vontade e só relaxar. Mas não se esqueça de beber bastante água para se manter hidratado, e é essencial se mexer de vez em quando afinal, uma pessoa sedentária não terá disposição para aproveitar bem uma boa viagem.

17) Tenha um seguro viagem

“Eu vou me cuidar bem” é um pensamento de todos os viajantes, mas imprevistos acontecem. Um seguro pode te livrar de dores de cabeça com perda, roubo ou danos na sua bagagem, atrasos de voos ou problemas médicos. E todas essas coisas poderiam te dar um gasto muito maior do que o valor de um seguro. Por isso, não pense nesse item como um gasto, mas como um investimento.

18) Deixe os problemas em casa

Ir com o espírito leve é a melhor maneira de vivenciar uma grande viagem. Tire tudo de negativo da sua cabeça na hora de embarcar e prepare o espaço para receber novas pessoas, museus, parques, montanhas, comidas e tudo mais de bom que a viagem te reservar.

 

Seguindo todos esses conselhos, você tem muito mais chances de uma experiência bem-sucedida e enriquecedora.

E aí, preparado para viajar?