MENU

25 curiosidades sobre a Índia

Quando se planeja uma viagem internacional, um dos critérios mais importantes para escolher o destino é a cultura do país. Quem não adora vivenciar novos ambientes, observar costumes diferentes e tradições curiosas?

Conheça 25 fatos sobre a Índia que você provavelmente nunca ouviu falar:

1
Come-se usando a mão direita (e sem nenhum talher), pois a mão esquerda é usada para propósitos higiênicos e, por isso, considerada impura.

2
Se você quiser beber qualquer coisa num copo que será usado por outras pessoas depois, não deve encostar sua boca nele; apenas eleve o copo acima da boca e depois entorne.

3
Um dos trânsitos mais caóticos do mundo. Dar a vez ao pedestre? Nem pensar! A permanente utilização de buzinas, com os mais variados sons, a existência de pessoas e animais (principalmente vacas, mas também camelos, elefantes, cachorros, cabras, ovelhas, pavões, macacos e porcos) dividindo as ruas com os veículos (carros, tuk-tuks, motos e bicicletas) é o que caracteriza o trânsito indiano. E não há delimitação de espaços por onde cada um deva andar!

4
Atualmente, 1 em cada 6 pessoas no mundo está dentro das fronteiras da Índia. E é o sétimo maior país do mundo em área geográfica. Tem mais gente que todos os 35 países das Américas juntos. Nova Délhi, capital da Índia, e Mumbai são as cidades mais populosas da Índia. Mumbai é uma mescla da antiga Índia com a modernidade. Nova Délhi, é o local que mais recebe visitantes, já que é onde os turistas de primeira viagem costumam se hospedar principalmente por ser mais barato.

5
O nascimento para a Índia é muito sagrado e por isso os métodos contraceptivos não são estimulados. Devido a isso, o país tem 1,3 bilhão de pessoas, mais habitantes do que todo o hemisfério ocidental, sendo o segundo país mais populoso do mundo. A previsão é de que, em 2.050, a Índia tome o lugar da China, com cerca de 1,6 bilhão de pessoas.

6
O maior festival religioso do mundo,  Kumbh Mela, tem origem na mitologia hindu e reúne nada menos que 100 milhões de pessoas. Ele ocorre a cada 12 anos, na cidade indiana de Sangam.

7
Fila indiana deve ter surgido em qualquer outro lugar do mundo, menos na Índia: lá os funcionários atendem aquele que gritou mais alto ou que furou a “fila” mais depressa.

8
Quando uma pessoa morre, o corpo é cremado e suas cinzas jogadas no rio Ganges, que é considerado sagrado pelos hindus.

9
O mausoléu Taj Mahal é a maior prova de amor do mundo, com toneladas de mármore branco e a força de 20 mil homens. Uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, foi construído a mando do imperador Shan Jahan, em memória da sua esposa favorita. Conta a lenda conta que o imperador mandou cegar e decepar as mãos dos artesãos que contribuíram na construção para que nunca mais realizassem outro trabalho parecido.

10
Cumprimenta-se com o famoso ‘Namastê’ ou ‘Namaskar’, independente do horário, que significa “a divindade em mim saúda a divindade em você”.

11
O calendário hindu tem seis estações: primavera, verão, monções, outono, inverno e prevernal, ou pré-primavera.

12
É proibido para os estrangeiros levar rúpias, a moeda local, para fora da Índia.

13
Há 2,5 milhões de notas de zero rúpia em circulação no país. Elas são usadas por cidadãos que não aceitam pedidos de suborno de funcionários públicos.

14
Respirar o ar da cidade de Mumbai, na Índia, durante um dia é equivalente a fumar 100 cigarros.

15
A cidade mais poluída do mundo é Nova Délhi, na Índia.

16
A maior família conhecida vive na Índia, formada pelo marido, Ziona Chan, suas 39 esposas e 94 filhos.

17
No Estado de Madhya Pradesh, os polícias recebem um bônus salarial para deixar o bigode crescer.

18
No Estado de Bengala Ocidental, as vacas devem portar um documento de identidade com foto.

19
70% das especiarias do mundo vêm da Índia.

20
Brinquedos sexuais são proibidos na Índia.

21
Um antigo costume hindu, já fora de uso, dizia que para uma mulher devota, seu marido era literalmente um deus. Para agradar seu marido a esposa deveria de boa vontade fazer qualquer coisa. A principal razão para ela viver era servir seu marido e obedecer à risca todos os seus desejos. Uma esposa deveria comer somente após seu marido ter terminado e comer então no prato sujo dele.

22
O Templo Dourado, na Índia, serve mais de 100 mil refeições gratuitas por dia, para quem quiser.

23
Donas de casa indianas concentram 11% de todo o ouro do mundo. Isso é mais do que as reservas dos Estados Unidos, Suíça, Alemanha e FMI juntos.

24
Há uma cidade na Índia chamada Auroville, fundada em 1968, onde seus habitantes não usam dinheiro e não têm religião.

25
Na Índia, são faladas 1.721 línguas, sendo 122 as principais.

E aí, a Índia é ou não é um país que vale a pena conhecer?

Para facilitar a sua pesquisa por viagens pela Índia, confira o Tarifário 2018/2019 da Operadora Ponto Com com as sugestões dos melhores roteiros!