MENU

ATACAMA & UYUNI — 8 noites / 9 dias

Roteiro

Dia 1:

Santiago — Calama (San Pedro de Atacama): Em horário a ser determinado, traslado ao aeroporto de Porto Alegre para embarque em voo noturno direto a Santiago. Conexão imediata com destino a Calama.

Dia 2:

Calama (San Pedro de Atacama): Chegada a Calama às 6h35min, recepção e traslado ao hotel no povoado de San Pedro de Atacama. No trajeto aprecia-se a Cordilheira de Sal, única vista panorâmica do grande salar, e, ao fundo, o imponente vulcão Licancabur. Chegada no hotel (liberação dos aptos após as 14h). Na parte da tarde, saída para conhecer o Vale da Morte, o Vale da Lua e a Cordilheira de Sal. Vamos começar o nosso passeio deixando San Pedro de Atacama pela estrada número 23 e, depois de 19 quilômetros, chegaremos à Cordilheira de Sal, uma das principais atrações aos que visitam esse oásis pré-cordilheirano. Dentro dessa cordilheira, entre os Andes e Domeyko, encontramos o Vale dos Dinossauros, o Vale da Morte — dotado de histórias interessantes —, dunas para sandboard e pontos interessantes com vista para a cordilheira e seus vulcões. Nós também conheceremos o Vale da Lua, antigamente chamada “Las Salinas”, e o seu passado de mineração; teremos a oportunidade de encontrar canhões moldados pela água milhões de anos atrás, o sal-gema, o selenito e o barro, que nos mostrarão a essência do Vale da Lua. Vamos nos encontrar em um dos sete locais da Reserva Nacional dos Flamingos — tal beleza, que é admirada por visitantes de todo o mundo, é protegida. Também visitaremos a Cratera Central, para obter a melhor vista do vale e do anfiteatro e, claro, a melhor fotografia. Continuaremos visitando as Três Marias, formações geológicas objeto de estudo do famoso padre Gustavo Le Paige. Finalmente, o ponto de vista de Kari, um dos mais altos da Cordilheira de Sal, é ideal para contemplar como o sol se esconde para dar lugar a um lindo e colorido entardecer.

Dia 3:

Calama (San Pedro de Atacama): Café da manhã. Manhã livre. À tarde, saída do hotel para conhecer de perto o Salar de Atacama, Tococao e Jerez, um dos sete locais da Reserva Nacional dos Flamingos. Vamos aproveitar toda a beleza da Cordilheira dos Andes e a riqueza de Toconao — que, graças às águas que descem da serra, é um dos setores mais verdes do deserto de Atacama. Vamos começar o nosso passeio percorrendo uma estrada acompanhada em todos os momentos pela beleza da Cordilheira dos Andes e seus vulcões, Algarrobos, Chañares e Tamarugos. Depois de passar pelo setor de Tambillo, chegamos a Toconao, cidade construída com pedra Liparita. Vamos visitar a sua praça cheia de história, com a sua torre sineira construída em 1750 de madeira de adobe e cactos e a Igreja de San Lucas, construída em 1935 e hoje servida pelas irmãs do congregação “Jesus Verbo e Vítima”. Nos pomares vamos ver a verdadeira riqueza dos Toconares, um canyon. Graças ao seu microclima e às águas que descem da cordilheira, goza de fertilidade e converte a região em um dos lugares mais verdes do deserto; os álamos altos e verdes nos darão a impressão de estar em outro lugar; veremos pomares de árvores frutíferas, entre eles pereiras, romãs, marmelos, ameixas, damascos e canais de irrigação ancestrais. Finalmente para o sul encontramos o setor Soncor do grande Salar de Atacama, um dos sete locais da Reserva Nacional dos Flamingos, em Laguna Chaxa, poderemos avistar variadas espécies de aves, incluindo os três tipos de flamingos que habitam o Chile: Andino, Chileno e James, e assim com a cor rosa de suas penas, o azul profundo do céu de Atacama, as alturas dos vulcões andinos e o pôr do sol vermelho nos dará a despedida para retornar a San Pedro de Atacama.

Dia 4:

Calama (San Pedro de Atacama): Café da manhã e saída para um tour de dia inteiro para visita das Lagunas Altiplanica e Pedras Rojas, quando poderemos conhecer de perto os fascinantes tons do deserto. Vamos desfrutar Piedras Rojas — uma formação geológica incrível, bem como os maravilhosos lagos de montanha e o grande Salar do Atacama. Vamos começar o passeio descobrindo os tons mágicos do deserto, com as imponentes Pedras Vermelhas, os belos lagos de montanha Chaxa, Miscanti e Miñiques e o grande Salar de Atacama, na Reserva Nacional Los Flamencos. A travessia começará em Piedras Rojas, uma impressionante formação geológica localizada no Salar de Aguas Calientes. Surpreenda-se com sua fascinante e bela paisagem de cor avermelhada, produto da oxidação do ferro. Continuação ao Altiplano para explorar as lagoas Miscanti e Miñiques, a mais de 4.200 metros acima do nível do mar. Cercado por imponentes vulcões causados pela elevação da Cordilheira dos Andes, é habitat de uma grande variedade de aves, um destino verdadeiramente surpreendente. Vamos continuar até a Laguna Chaxa, um cenário espetacular que se divide em vários espelhos de água onde há um grande número de flamingos e outras aves. Regresso a San Pedro Atacama.

Dia 5:

Calama (San Pedro de Atacama): Saída antes do amanhecer para um tour de meio dia aos Geysers del Tatio — um dos campos geotérmicos mais importantes do mundo! Sairemos muito cedo do hotel (antes do amanhecer) em direção a “Geyser del Tatio”, cercado por emanações de água e a vapor. Vamos curtir a beleza dos Andes e com esse cenário natural vamos oferecer um café da manhã na chegada ao nosso destino. Depois vamos visitar o “Pozón Rústico” onde você pode aproveitar as fontes termais que nos dão a Cordilheira. Tomando a estrada de volta a San Pedro de Atacama você pode apreciar a beleza da paisagem, flora e fauna nativas para finalmente parar na aldeia de Machuca, local de pastores de lhamas. Hoje em dia essa vila de adobe, palha, cacto e casa de madeira é dedicada ao turismo, oferecendo produtos locais como artesanato andino, carne de lhama, sopaipillas e empanadas.

Dia 6:

Calama (San Pedro de Atacama) — Hito Cajon — Ojo de Perdiz: Em horário a ser determinado, traslado privativo em van até a fronteira com a Bolívia, onde encontraremos nosso guia boliviano para início da viagem em veículos 4×4. No percurso conheceremos a Laguna Blanca, Laguna Verde e Vulcão Llicancabur (5.950 m.s.n.m.). Travessia do Deserto de Salvador Dalí com suas paisagens e cores surreais. Continuação conhecendo o Geyser do Sol de Mañana (4.950 m.s.n.m.), um enorme campo geotérmico onde podemos observar as crateras de lava vulcânica em ebulição. Travessia da Cordilheira e descida até a Laguna Colorada com visita ao Mirador de Flamingos, desde onde avistaremos colônias desta ave, que estabeleceram este local extraordinário como seu habitat. Continuação pelo Deserto de Siloli, parada em Arbol de Piedra e chegada ao final da tarde a Ojo de Perdiz (4.600 m.s.n.m.), um oásis em meio ao deserto. Jantar e hospedagem.

Dia 7:

Ojo de Perdiz — Rota do Vulcões — Ilha Incahuasi — Colchani: Após o café da manhã, saída em viagem pelo Deserto, Laguna Ramadita, Laguna Honda e Laguna Hedionda. Continuação através da Rota dos Vulcões, passando pelo Deserto de Chiguana. Almoço. Continuação até Puerto Chuvica e travessia do Deserto de Sal até chegada a ilha Incahuasi, localizada no coração do Salar. Ela é a maior de um grupo de ilhas que representa um ecossistema isolado, povoado por uma espécie de cacto que mede até 12 metros de altura, formando uma paisagem totalmente diferente e muito impressionante. Caminharemos em meio aos cactos gigantes, até o alto da ilha, onde teremos uma linda vista panorâmioca em 360º de todo o deserto. Regresso a Colchani para um agradável pôr do sol andino enquanto desfrutamos de um aperitivo. Jantar e pernoite no hotel.

Dia 8:

Colchani – Uyuni – La Paz: Café da manhã e traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a La Paz. Chegada, recepção no aeroporto e traslado ao hotel. À tarde, saída para city tour em La Paz, visitando o famoso mercado das bruxas, a igreja colonial de San Francisco e as lojas de artesanato da Calle Sagarnaga. O passeio continua até a Plaza Murillo, onde se encontram a Catedral Metropolitana, o Palácio do Governo e o Parlamento. Em seguida, visita à famosa rua colonial — Jaén, onde os museus estão concentrados na cidade, e a partir daí continuar para a réplica do templo semissubterrâneo da cultura Tiwanaku, na área de Miraflores. Mudando de cenário, o passeio continua para as áreas residenciais da zona sul da cidade, Obrajes, Calacoto e Flórida. O passeio termina com uma visita ao espetacular Vale da Lua. Retorno ao hotel.

Dia 9:

La Paz — Ilha do Sol: Café da manhã e traslado à cidade de Copacabana, na Bolívia, onde se encontra o famoso santuário da Virgem de Copacabana. Após a visita, seguiremos para o porto para embarcar no navio que nos levará à Ilha do Sol. Visitaremos a escada do Inca, o museu etnográfico e a varanda de cultivo, assistiremos a uma cerimônia de benção Kalawaya e visitaremos os restos arquitetônicos de velhas construções pré-colombianas. Ao final do passeio, regresso ao hotel em La Paz. Próximo da meia-noite, traslado ao aeroporto para embarque em voo de regresso a Porto Alegre.

Itens do pacote

* Passagem aérea desde Porto Alegre

* 4 noites no Hotel Kimal ou Casa Don Tomas 3* em San Pedro de Atacama com café da manhã

* 1 noite no Hotel Tayka del Desierto em Ojo de Perdiz com meia-pensão

* 1 noite no Hotel Palacio de Sal ou Luna Salada em Colchani com meia-pensão

* 2 noites no Hotel Europa 4* em La Paz com café da manhã

* Excursões descritas no roteiro

* Guia local acompanhando o grupo em todos os passeios no Atacama, Uyuni e La Paz

* Seguro assistencial

* Kit Viagem (bolsa + doleira)