MENU

Projeto de trem prevê viagem de Orlando a Miami em 26 minutos

Você já pensou em ir para a Flórida? Se a resposta for sim, você já deve saber que os dois principais destinos nesse estado dos EUA são Miami e Orlando. Um tem praias maravilhosas e é o paraíso das compras; o outro é o grande playground do mundo, com diversos parques de diversões temáticos, como Disney e Universal, entre outros.

Hoje o trajeto entre Orlando e Miami leva quase 4 horas de carro, percorrendo 380 quilômetros. Mas uma grande novidade pode estar vindo aí: um projeto de trem que pode levar menos de meia-hora entre uma cidade e a outra sobre trilhos.

O projeto do Hyperloop One, um trem de alta velocidade que será movido a energia elétrica e viajará a cerca de 1.200 quilômetros por hora, está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Já foram anunciados os trajetos escolhidos para participar da próxima etapa de desenvolvimento. Agora, os finalistas receberão investimentos para desenvolver estudos de capacidade dos projetos.

Segundo informações do Fox News, o Hyperloop One, que começou com um esforço privado e foi lançado pela primeira vez em 2013 pelo bilionário Elon Musk, CEO da empresa automotiva Tesla, tem quatro representantes dos Estados Unidos entre os dez escolhidos para a final, incluindo uma rota que liga as duas principais cidades da Flórida em uma viagem de aproximadamente 26 minutos.

“O Hyperloop One Global Challenge começou como um apelo à ação para inovadores, engenheiros e sonhadores ao redor do mundo, pessoas que compartilhassem a nossa visão de criar um novo modelo de transporte”, afirmou Shervin Pishevar, cofundador e presidente executivo do grupo Hyperloop One, no comunicado em que anunciou os finalistas.

“O projeto foi um sucesso. Recebemos propostas de mais de 100 países. Como nós, eles acreditam que o Hyperloop não vai apenas resolver problemas de transporte e de desenvolvimento urbano, mas também tem um vasto potencial econômico e pode transformar as cidades e o modo que as pessoas vivem”, disse Shervin.

Após o anúncio, a empresa confirmou que pretende iniciar os primeiros testes no Hyperloop One ainda este ano. De acordo com o planejamento, a ideia é que os veículos possam transportar cargas a partir de 2020 e, no ano seguinte, isso se expanda também para passageiros.

A proposta do trecho Miami-Orlando, que é a segunda menor entre todos os finalistas, com apenas 413 quilômetros, terá como adversárias na última etapa as seguintes rotas: Cheyenne-Denver-Pueblo (EUA), Chicago-Columbus-Pittsburgh (EUA), Dallas-Houston (EUA), Edimburgo-Londres (Inglaterra), Glasgow-Liverpool (Reino Unido), Cidade do México-Guadalajara (México), Bengaluru-Chennai (Índia), Mumbai-Chennai (Índia) e Toronto-Montreal (Canadá).

Fonte: Uol